Publicidade
Publicidade

Marion Cotillard
Marion Cotillard

Biografia
Filha de Jean-Claude Cotillard, um dramaturgo, ator e diretor, e Niseema Theillaud, atriz e professora de drama. Cresceu em Orléans, França. E teve sua estreia numa das peças de seu pai, estudou teatro no Consevatório de Arte Dramática em Orléans.
Tem papel ativo em causas ecológicas, sendo também porta-voz do Greenpeace. Em 2011 Cotillard declarou seu apoio ao Cacique Raoni contra a Usina de Belo Monte.
Em 2008 Cotillard foi escolhida para ser garota-propaganda da grife francesa Dior, desde então a atriz faz campanhas publicitárias para a bolsa Lady Dior e já estrelou uma série de curta-metragens situados em diferentes cidades para divulgar a bolsa, são eles: Lady Noire Affair (Paris), Lady Rouge (Nova York), Lady Blue (Shangai) e Lady Grey (Londres), a atriz ainda estrelou o documentário em 7 episódios Lady Dior Web Documentary, para o qual compôs e cantou a canção "Lily's Body", que ganhou um videoclipe no formato animação mostrando o encontro de Cotillard com o estilista criador da grife, Christian Dior. No quinto episódio da série, a atriz revelou que irá criar uma bolsa para a Lady Dior.
Ao longo de sua carreira, Marion já apareceu em mais de 100 capas de revistas, entre elas estão Vogue, Marie Claire, Elle, Vanity Fair, Variety, Harper's Bazaar, Glamour e The Hollywood Reporter. A atriz também foi escolhida para ser a capa da primeira edição da Dior Magazine em Setembro de 2012.
Participou de algumas produções bastante conhecidas e cultuadas, tais como a série "Táxi" produzida por Luc Besson, "Furia" de Alexandre Aja, "Amor ou Consequência" de Yann Samuell, Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas de Tim Burton, Um Bom Ano de Ridley Scott, Eterno Amor de Jean-Pierre Jeunet e Mary de Abel Ferrara. Recebeu, respectivamente em 2004 e em 2005, o prêmio de revelação feminina no Festival de Cannes e o César de melhor atriz coadjuvante por sua performance em Eterno Amor.
Mas foi por sua interpretação de Édith Piaf em "Piaf - Um Hino ao Amor", filme de 2007 de Olivier Dahan, que conquistou vários prêmios de cinema como o César, o BAFTA, Globo de Ouro e o Oscar de melhor atriz. No Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde o filme premiado estreou, Marion obteve 15 minutos de ovação de pé dos presentes.
Em 2009 atuou em Inimigos Públicos de Michael Mann ao lado de Johnny Depp e Christian Bale, em Nine de Rob Marshall, que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical e protagonizou "O Último Vôo" ao lado de Guillaume Canet.
Em 2010 estrelou em A Origem de Christopher Nolan, onde interpretou Mal Cobb, esposa do personagem de Leonardo DiCaprio. Também estrelou em Até a Eternidade, dirigido por Guillaume Canet.
Em 2011 atuou em Contágio de Steven Soderbergh. No mesmo ano estrelou no filme Meia Noite em Paris de Woody Allen, no papel de Adriana, que vive um romance com Gil (Owen Wilson).
Em 2012, Cotillard atuou em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, interpretando Miranda Tate/Talia al Ghul e trabalhou novamente com o diretor Christopher Nolan e com os atores Tom Hardy, Joseph Gordon-Levitt, Cillian Murphy e Michael Caine de A Origem e Christian Bale de Inimigos Públicos. Também atuou no filme francês Ferrugem e Osso de Jacques Audiard, onde interpreta Stéphanie, uma treinadora de baleias que vive um romance inusitado com um boxeador interpretado por Matthias Schoenaerts. O filme foi aplaudido de pé durante 10 minutos ao final de sua exibição no 65º Festival de Cannes em 2012. Por sua atuação no filme, Marion ganhou o prêmio Étoiles d'Or de melhor atriz e foi indicada ao Critics' Choice Award, Globo de Ouro, Screen Actors Guild Awards, BAFTA, Australian Film Institute, César e Lumiere Awards, mas foi ignorada pelo Oscar. A atriz Cate Blanchett escreveu um artigo para a Variety elogiando a atuação de Cotillard em Ferrugem e Osso.8 As duas atrizes competiram pelo Oscar de Melhor Atriz em 2008 e Marion acabou ganhando o prêmio.
Em 2013 a atriz protagoniza o seu primeiro filme em Hollywood, The Immigrant de James Gray, contracenando ao lado de Joaquin Phoenix. Também atua no filme "Blood Ties", dirigido pelo marido Guillaume Canet.
Em 7 de Maio de 2013, foi lançado o videoclipe da canção “The Next Day” de David Bowie, que conta com a participação de Cotillard e Gary Oldman, colegas de elenco no filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge. O clipe gerou polêmica e foi banido em alguns países por distorcer dogmas e símbolos do catolicismo.

Última atualização: 25/09/2013 00:00
Siga-nos
Facebook - Guia de Programação Twitter - Guia de Programação

Publicidade

Guia de Programação - 2021