Publicidade
Publicidade

Boomerang
Boomerang

Website:
Twitter: http://https://twitter.com/boomerang_br
Facebook: http://https://www.facebook.com/boomerang.br

Histórico
Boomerang é um canal de televisão por assinatura voltado para o público jovem (de 12 a 16 anos) pertencente ao Cartoon Network. O canal entrou no ar em 31 de março de 2000, e inicialmente era voltado para a exibição de clássicos, com uma programação dedicada para todas as idades. Com o passar dos anos, o Boomerang passou a exibir desenhos de 1990 a 2000, iniciando um processo de descaracterização do canal que resultou numa programação mais recente a partir de 3 de abril de 2006. Em 2008 o canal foi totalmene reformulado com séries e filmes para os jovens, justamente para concorrer com a Nickelodeon e com o Disney Channel, principais emissoras do gênero.
A programação do Boomerang, em seus primeiros anos, foi marcada pelo excesso de reprises, exibiu praticamente apenas desenhos dos estúdios Hanna-Barbera, como Zé Colméia, Pepe Legal, Os Flintstones, Os Jetsons, Corrida Maluca, Gatolândia, Laboratório Submarino, Devlin - O Motoqueiro, Tataruga Touché, Grande Polegar, Detetive Particular, entre tantos outros. A dublagem sempre foi 100% em português e geralmente, eram as originais brasileiras.
Em 2005, as reprises diminuiram, sensivelmente, na programação, e chegavam desenhos de outros estúdios, como MGM e Filmation, entre as produções japonesas estavam Speed Racer e Kimba, o Leão Branco.
No dia 2/1/2008, o Boomerang retirou definitivamente da grade de programação os desenhos clássicos e infantis. Com as alterações drásticas, passou a transmitir novelas, seriados e filmes "teens". Ganhou um novo slogan: "Boomerang, seu espaço" e passou a focar no público adolescentes entre 12 e 16 anos, principalmente feminino.


Tanto o Boomerang quanto o Cartoon Network são pertencentes à Turner Broadcasting System. Assim como todo o acervo da Hanna-Barbera é da propriedade da Turner. Ambos os canais tem direito a exibir os desenhos da "HB".
Há mais de uma década, Ted Turner (o proprietário da Turner) comprou uma empresa que já tinha adquirido os direitos autorais da Hanna-Barbera. Assim, passou a ter material suficiente para montar um canal somente de desenhos. A Turner já possuia os dos desenhos da MGM (Tom e Jerry, Droopy e etc), Popeye de Max Fleischer (Paramount), Looney Tunes (pré-1948), os desenhos dos estúdios Ruby-Spears, entre outros.
Com todo o acervo, o Cartoon Network foi lançado na América Latina em 30 de abril de 1993. Em 1997 o Brasil ganhou o seu próprio canal. No início já começou fazendo sucesso com os clássicos. Estimulando o canal a produzir O Show do Space Ghost e os Desenhos Malucos (hoje Cartoon Cartoons), com a fusão da Turner com a Warner o canal passa a também a contar com o acervo da Warner Bros.
Com isso, desenhos como Os Impossíveis, Os Mussarelas, Josie e as Gatinhas, Dom Pixote, Manda Chuva, Zé Colméia, Pequeno Polegar, Fantasminha Legal, Os Tremendões, Gatolândia, Os Super-Globetrotters, Charlie Chan foram exibidos pelo canal, mas acabaram dando lugar às novas produções. Restaram apenas as produções mais populares, como Os Jetsons, Os Flinstones, Scooby-Doo e os Looney Tunes.
Todo esse enorme acervo parado, deu condições para a criação de um novo canal, que entrou no ar em 2 de julho de 2001: o Boomerang.
O canal foi assim batizado, pelos desenhos que compõem a programação terem sido produzidos na época do "baby boom" - isto é, nos anos 60 houve um alto índice de nascimentos. Essas crianças dos anos 60 e 70, em tese, eram o público-alvo do canal.
A sessão "Boomerang", nasceu já há mais de uma década, no início da TV por assinatura no Brasil.No início o canal TNT (também da Turner), exibia uma faixa diária de desenhos com o mesmo nome. O Cartoon Network, anos depois, também colocou no ar a sessão "Boomerang".
Até abril de 2006, o canal era especializado na exibição de desenhos clássicos e sua programação consistia em desenhos dos arquivos da Hanna-Barbera e Warner Bros.. Mas a versão latino-americana do canal passou por uma reformulação, apresentando desenhos clássicos apenas nas madrugadas, como: A Formiga Atômica, Zé Colméia, A Pantera Cor-de-Rosa e Os Flintstones, e ao dia participavam da programação, como O Mundo de Beakman e o desenho As Aventuras de Jackie Chan. No momento atual o canal só transmite a programação pós-remodelação de 2006.
No Brasil, o canal também exibe séries inéditas em sua programação, tais como: Darcy's Wild Life, Scout's Safari, Galera do Surfe, What I Like About You, H2o: Just Add Water, entre outros, na atualidade, Boomerang também exibe séries de maior sucesso nos Estados Unidos, como Pretty Little Liars, The Lying Game e The Carrie Diaries.

Última atualização: 09/01/2014 08:41
Siga-nos
Facebook - Guia de Programação Twitter - Guia de Programação

Publicidade

Guia de Programação - 2014